Postagens populares

Archive for Agosto 2012

Dica de jogo para ubuntu.

Por : julio miguel
Warzone 2100 é um jogo de estratégia em tempo real,trazendo muita jogabilidade e muita ação.Com gráficos em 3D de ótima qualidades o jogo traz muito entretenimento e diversão ao jogador.  
Para instalar basta abrir a central de programas do ubuntu e digitar no campo de buscas: Warzone 2100, feito isso é só clicar em instalar e pronto.

Uma ótima dica para quem gosta de jogo de ação com muita jogabilidade,sem falar no gráfico que é muito bom,e não exige muito do pc. 


Nova versão do Gimp.

Por : julio miguel

O Gimp é um dos melhores editores open-source de imagens e acaba de receber uma atualização,com melhorias e correções na interface.  

Se você já tem ele instalado basta ir no gerenciador de atualizações e atualizar.Mas se você ainda não
tem siga os passos aqui abaixo:
Instalar o gimp 2.8:
Abra o terminal e adicione esse comando abaixo:
sudo add-apt-repository ppa:otto-kesselgulasch/gimp -y && sudo apt-get update
sudo add-apt-repository ppa:otto-kesselgulasch/gimp -y && sudo apt-get updatesudo add-apt-repository ppa:otto-kesselgulasch/gimp -y && sudo apt-get update

Depois que o processo terminar digite esse comando:
sudo-apt-get install gimp
Pronto feito isso você terá o gimp instalado,Daí você vai no gerenciador de atualizações e atualiza para a versão 2.8.2.Dai é só curti suas imagens editadas.
Gimp é uma ferramenta que você não deve deixar de ter um seu ubuntu,umas das melhores alternativas de edição de imagens.

sudo add-apt-repository ppa:otto-kesselgulasch/gimp -y && sudo apt-get update

Limpado os aquivos temporarios do ubuntu

Por : julio miguel
Como sabemos todo sistemas operacional deixa arquivos temporários e alguns pacotes de softwares quebrados.Para resolver essa situação existe um super programa para deixar seu ubuntu mais limpo e  com mais espaço no HD,o bleachbit, é um programa responsável em deixar seu sistema limpo e estavel.

Para instalar basta abrir a central de programas do ubuntu e digitar bleachbit,clik em instalar e pronto você já poderá  fazer a limpeza no seu ubuntu. 

Recomendamos fazer a limpeza no seu ubuntu pelo menos uma vez por semana.Assim seu sistema fica livre de erros como pacotes de softwares quebrados, além de deixar o sistema  mais rápido. 

Dica de jogo: Xonotic

Por : julio miguel


Xonotic é um super game de tiro para ubuntu. Não exige muitos recursos do pc além de contar com super gráfico de ótima qualidade.
Acesse o link  aqui em Baixo para fazer o download desse super game.
Depois de baixado, extraia o arquivo
Dê um duplo clik no nome "desura" e o game começara  instalar.
Feito isso aparecerá uma janela de login. se cadastre 
Depois ira abrir uma janela.No campo de busca digite o nome xonotic,click em play game daí ira instalar o jogo.

Depois disso é só curti esse super game no seu ubuntu!

Como Deixar seu wine potente.

Por : julio miguel


O Wine é um ótimo "emulador" de programas do windows. Porém, alguns programas exigem mais de memoria de vídeo (VRAM). Siga os passos aqui em baixo para deixar ele super rápido.

1°passo.
Abra o winetricks
selecione "select the defaul wineprefix aperte "OK"



2° passo Selecione “Change settings”, aperte “OK”.



Desça a barra de rolagem até encontrar “videomemorysize” e marque a memória de vídeo de sua preferência, click em OK.

Pronto agora e só rodar suas aplicações com mais rapidez,da até pra rodar jogos pesados do windows.Agora é só curti seu wine com mais potencia.

Qual tamanho da partição Linux-Swap?

Por : James Moura





    A grande dúvida que tive no início, quando comecei a usar linux foi saber quanto colocaria de partição swap, logo no início eu configurava 2GB achando que iria ajudar na performance da memória que era pouca, sabia que tinha alguma coisa a ver, assim como a antiga memória virtual do falecido "Ruindows XP" que sempre rolava nos tutoriais, achava que quanto mais tivesse melhor.. foi então que encontrei uma matéria falando especificamente sobre isso.

Oque é SWAP?

A Memória Virtual é uma extensão da memória RAM. Quando a Memória RAM está cheia, não sendo mais possível armazenar dados nela ou existem dados que não estão sendo utilizados por muito tempo (ociosos) ocupando desnecessariamente a RAM, é utilizada a Memória Virtual utilizando a Memória Secundária, desonerando a Memória RAM para que outros dados possam ser carregados nela. Esses dados carregados na Memória Virtual podem ser carregados na Memória RAM novamente conforme a necessidade de processamento dos mesmos. Então ocorre o processo de "troca" em que os dados ficam alternando entre a Memória RAM e a Virtual. Esse processo de troca é o chamado processo de SWAP e ocorre de modo imperceptível para o usuário. Entretando, o processo de SWAP não substitui o uso da Memória RAM, pois a leitura/escrita do Disco Rígido (HD) é mais lenta (centenas de vezes mais lenta) que a da Memória RAM.

Porque eu preciso do SWAP?



 
Existem algumas funcionalidades e situações que são importantes motivos para utilizar o SWAP no sistema operacional GNU/Linux:

Utilização de programas com alto consumo de memória: Eventualmente programas "grandes" fazem com que o sistema demande mais memória. Esses programas normalmente carregam na memória dados que são utilizados apenas em sua inicialização. Esses dados poderão ser movidos pelo sistema operacional para a SWAP para liberar a memória para a utilização de outros programas.

Hibernação (suspend-to-disk): A função Hibernar move o conteúdo da Memória RAM para a partição SWAP antes de desligar o computador. Para isso sua partição SWAP deve ser, no mínimo, do tamanho da sua Memória RAM.

Imprevistos: Situações imprevistas acontecem (como algum programa bugado começar a ocupar toda a memória). Nesses casos o SWAP pode prover tempo hábil para descobrir o que está acontecendo ou terminar o que você estava fazendo.

Otimização do uso de memória: A alocação de dados ociosos dos programas para a SWAP permite que a Memória RAM mantenha-se livre para a utilização por outros programas ou para a sua utilização como cache de memória.


Qual deve ser o tamanho da partição Linux-Swap?



Conforme mencionado anteriormente, não é justificada a utilização de quantidades imensas de espaço em disco para o SWAP. É possível também observar a tendências de duas variáveis que interferem nessa definição: 1) Os computadores atuais possuem grande capacidade de memória RAM; 2) Os computadores atuais possuem grande capacidade de armazenamento em disco (memória secundária).

Levando essas variáveis em consideração é possível considerar bastante razoável a recomendação da Red Hat em relação ao espaço destinado ao swap[1]:
Quantidade de RAM do sistemaQuantidade de SWAP recomendada
4GB de RAM ou menosno mínimo 2GB de SWAP
4GB a 16GB de RAMno mínimo 4GB de SWAP
16GB a 64GB de RAMno mínimo 8GB de SWAP
64GB a 256GB de RAMno mínimo 16GB de SWAP
256GB a 512GB de RAMno mínimo 32GB de SWAP

Do mesmo modo vale salientar que cabe ao usuário avaliar a capacidade da Memória RAM e a capacidade do seu disco rígido de modo a disponibilizar um valor razoável de espaço para o SWAP.


Onde devo adicionar a partição SWAP, antes, depois, ou entre o sistema e o boot?

Imagem do  http://ubuntued.info
  
   Eu também tinha essa dúvida e por isso colocava a SWAP sempre no inicio, na primeira partição, porém assim como podemos ver na imagem, o melhor lugar para se manter a partição SWAP é depois do sistema, indicado pela partição Raiz na imagem.
(Obs: A 1ª partição em azul é uma partição Windows, oque sugere que nesse caso estaria se fazendo um DUAL BOOT, no entanto, para instalar apenas o ubuntu, ignore ela e siga o exemplo Das 3 últimas)

Outro efeito da SWAP:
Basicamente sem a partição SWAP você não terá o recurso de HIBERNAÇÃO no seu ubuntu.

Dito isto.. boa degustação pra vocês !! rss

Fontes:


Amigo(a), não se esqueça de compartilhar com os amigos, ajude nosso blog a crescer ainda mais!! \o/

Ubuntu 12.04.1 LTS Precise Pangolin!

Por : James Moura




  "Quatro meses depois da publicação do Ubuntu12.04, eis a publicação oficial da primeira versão de manutenção: o Ubuntu 12.04.1 LTS Precise Pangolin. Esta versão não tem praticamente nada de novo, apenas tem o objetivo de juntar todas as atualizações que decorreram até ao momento (já que estavam na ordem dos centenas de megabytes) para evitar que o sistema fique com restos de ficheiros das atualizações."

Confira matéria completa: http://forum.ubuntued.info/viewtopic.php?f=17&t=2319#p20920
Link para download na matéria original..


Crédito para:


    Claudio Novais
Editor do Ubuntued






Amigo(a), não se esqueça de compartilhar com os amigos, ajude nosso blog a crescer ainda mais!! \o/

Ubuntu x Kubuntu x Xubuntu x Lubuntu

Por : James Moura




  Eu sempre quis saber qual a diferença no consumo de recursos, apesar de saber que as mais leves eram a Lubuntu e a Xubuntu, nunca soube de fato qual era a mais leve e que poderia ser instalada em um Netbook por exemplo..
Pensando nisso Pesquisei um pouco e acabei encontrei um post completíssimo em um fórum (cuja fonte esta no rodapé) e decidi adapta-lo aqui. 

http://novidadesubuntulinux.com
Ubuntu
http://novidadesubuntulinux.com
Edubuntu

http://novidadesubuntulinux.com
Xubuntu
http://novidadesubuntulinux.com
Kubuntu







http://novidadesubuntulinux.com
Lubuntu











  Bom para quem esta na dúvida sobre qual derivado do ubuntu testar saiba que existem várias!  As mais populares são:




Além desses temos:
  • Edubuntu  -  Com pacotes de aplicações educacionais, usa GNOME e Unity;
  • Ubuntustudio  -  Com pacotes de aplicações multimidia, usa Xfce;
  • Ubuntuserver   -  Com pacotes especificos para serviços de rede, não instala interface gráfica por padrão;

Quais as grandes diferenças?

Instalação:
A instalação nas 4 versões são idênticas. Todo o processo é exatamente o mesmo.
Apenas observei uma pequena diferença na instalação do Kubuntu, que troca alguns passos de ordem, mas são exatamente os mesmos passos, a tela da instalação que é ligeiramente diferente comparada as outras versões.
Tudo muito simples.

Características:
(biblioteca base para aplicativos, desktop)
Ubuntu - GTK+3, Unity
Kubuntu - QT4, KDE
Xubuntu - GTK+2, Xfce
Lubuntu - GTK+, LXDE

Memória:
(consumo após a inicialização)
Ubuntu - 237MB
Kubuntu - 250MB
Xubuntu - 144MB
Lubuntu - 91MB

Uso de disco:
(na instalação normal, sem atualizações)
Ubuntu - 2,3GB
Kubuntu - 2,3GB
Xubuntu - 2,2GB
Lubuntu - 1,8GB

Office:
Ubuntu - *LibreOffice, Evince
Kubuntu - *LibreOffice, KOrganize, Kontact, Okular
Xubuntu - AbiWord, Gnumeric, Evince
Lubuntu - AbiWord, Gnumeric, Osmio, Evince

*(LibreOffice = Writer, Calc, Impress e Draw)

Internet:
(navegador web, email, torrent, mensageiro)
Ubuntu - Firefox, Thunderbird, Transmission, Empathy
Kubuntu - rekonq, KMail, KTorrent, Kopete
Xubuntu - Firefox, Thunderbird, Transmission, Pidgin
Lubuntu - Chromium, Sylpheed, Transmission, Pidgin

Multimidia:
(audio player, vídeo player, gravador)
Ubuntu - Rhythmbox, Totem, Brasero
Kubuntu - Amarok, Dragon Player, K3b
Xubuntu - gmusicbrowser, Parole, Xfburn
Lubuntu - Audacious, GNOME MPlayer, Xfburn

Diferencial:
Ubuntu - Unity e menu unificado (lembra o MacOS) com a nova funcionalidade HUD. Há a possibilidade de instalação do Gnomeshell, para os mais conservadores.
Kubuntu - Apesar de ser o que utiliza mais recursos, a interface responde muito rapidamente e chama atenção pelos detalhes e efeitos visuais. O suporte ao idioma Português/Brasil parece ser todo instalado por download, todas opções aparecem em inglês. Embora o Firefox não venha instalado por padrão, há uma opção de menu para instalação rápida.
Xubuntu - Tem um menu de acesso rápido na base da tela (lembra o MacOS). Das distribuições testadas, esta é a única que instala o The GIMP por padrão.
Lubuntu - Extremamente leve, rápido e funcional.

(os créditos são para o Prog - moderador do forúm Imasters )



Amigo(a), não se esqueça de compartilhar com os amigos, ajude nosso blog a crescer ainda mais!! \o/

Cedega free - jogos no seu Linux Ubuntu

Por : James Moura



Você já ouviu falar em Cedega?


Era conhecido como wineX, e como o nome já sugere, é uma espécie de wine, específico para jogos, portanto, se você já passou por muitas decepções tentando rodar jogos no wine, saiba que existe o Cedega,  especificamente para jogos.. agora vamos ao que interessa..


O cedega é pago?
R: "TransGaming tem o prazer de anunciar o desenvolvimento contínuo da  Tecnologia Cedega no âmbito do Programa pelo desenvolvedor GameTree. Esse reposicionamento da tecnologia que impulsionou o serviço de jogos Cedega, permitirá toda a comunidade Linux ganhar acesso gratuito daqui para frente."

Como encontrar o Cedega?
R: Assista o tutorial em vídeo ensinando como baixar e instalar:


Para baixar é necessário efetuar um cadastro gratuito:


O Bagulho funfa mesmo???
R: Sim! E para provar vamos aos vídeos !!


 


Risen 2 no Linux Ubuntu - Cedega free

Como configurar o cedega?

Bom quanto a isso não consegui montar uma vídeo aula ainda, no entanto encontrei uma, que pode te ajudar a tirar algumas dúvidas, até porque o procedimento é bem simples:

 

Amigo(a), não se esqueça de compartilhar com os amigos, ajude nosso blog a crescer ainda mais!! \o/

Tag : , , ,

AutoCad para Linux Ubuntu - GRÁTIS

Por : James Moura
----------------------------------



   Com essa nova onda de programas On-line, algumas empresas estão criando serviços para degustação de software, ou até para execução de rotinas básicas, online, esse foi o caso da AutoDesk, a Produtora do tão famigerado Autocad o delírio dos engenheiros agora tem uma versão usável online, um serviço excelente que além de prático, ainda salva seus projetos no seu loguin de usuário, permitindo importação de imagens e projetos, exportação em outros formatos, e muito mais, pra quem usa a ferramenta não vai sentir muita dificuldade, com essa ferramenta online OFICIAL, e  todo isso gratuito e o melhor.. completamente em Pt-Br.

O site ainda pode ser acessado de dispositivos móveis, e os trabalhos podem ser compartilhados entre usuários, o serviço é realmente interessante..

Para acessar o serviço Online acesse o link abaixo:





Lembrando também que existe um projeto similar, com uma versão LIVRE chamado: librecad.org 
Que é um sistema bem parecido e funcional






Daqui para baixo a fonte é de: http://www.arq-e-tec.com

O LibreCAD é um software open source disponível para Windows, Mac e Linux, à semelhança do Draftsight. No entanto menos poderoso, estando limitado apenas ao uso do formato DXF.
Ainda assim o programa permite fazer desenhos técnicos com facilidade onde podemos inclusive usar os mesmos comandos do Autocad. O Layout é simples e contém todas as ferramentas necessárias.


O software está disponível em várias línguas e encontra-se também traduzido totalmente em Português desde os layouts aos comandos.
 Sistema Operativo: Windows, Mac e Linux
 Licença: Open source
 Download: Windows, Mac e Linux





Amigo(a), não se esqueça de compartilhar com os amigos, ajude nosso blog a crescer ainda mais!! \o/

- Copyright © 2009-2015 Novidades ubuntu linux - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -