Postagens populares

Postado por : Unknown 9/02/2011


Aprenda de uma vez por todas a instalar qualquer tipo de formato de programa no seu ubuntu linux!!
.tar, .tar.gz, .tgz, .sh, .bash, exe e muitos outros!!


 instalar qualquer tipo de formato de programa no seu ubuntu

Introdução
Você já teve problemas ao instalar alguma coisa no teu novo Sistema Operacional Ubuntu linux? "Onde está o EXE?""Tenho de extrair isto para onde?""Como corro isto?""Para onde vai isto?" - Alguma vez você fez perguntas como estas? Não se preoculpe, instalar software, entre outras coisas no Ubuntu é na verdade muito simples! Este guia vai te ajudar a entender como funciona tudo isso, com screenshots, videos de instruções e linguagem acessivel.

Obs: texto adaptado com os devidos créditos!.. texto original aqui!

Gerenciador de pacotes

As aplicações Linux são quase todas open-source (código livre) e, ao contrário dos programas típicos do Windows, dependem muito de bibliotecas externas para funcionar. Não precisas de perceber o que são bibliotecas, mas apenas que os programas do Windows normalmente icluem partes dessas bibliotecas nos seus instaladores, ocupando demasiado espaço no disco depois de serem instaladas, porque essa mesma biblioteca fica duplicada em muitos locais no disco; os programas de Linux normalmente não fazem isto.
A maior parte dos Sistemas Operativos Linux desenvolveu um sistema em que podes fazer o download de um programa, com qualquer dependência, sem ter ficheiros duplicados por todo o disco poupando muito espaço. Ao mesmo tempo, este sistema permite-te ter uma localização central de cada pacote de instalação e actualização. Este sistema é chamado de Gerenciador de Pacotes e no Ubuntu ele aparece-te em forma de apt-get, aptitude, Add/Remove..., Update Manager e Synaptic. Todos estes programas são ligações ao mesmo Gestor de pacotes desenvolvido para Ubuntu.

Instalar software com Synaptic

O Synaptic é um programa gráfico para instalar pacotes e provavelmente aquele em que te sentes mais confortável. Podes iniciá-lo a partir de Sistema - Administração - Gestor de Pacotes Synaptic; como precaução ao abri-lo pede-te uma password antes de continuar! Não é por ser um programa perigoso, o Ubuntu é que é muito restrito em tentar que tu, e o mais importante, utilizadores não administrativos, estraguem o sistema.






http://www.guiaubuntupt.org/wiki/images/instalar_tudo/Synaptic.png Gerenciador de Pacotes Synaptic


Os três passos: Procurar, marcar, aplicar

1 - http://www.guiaubuntupt.org/wiki/images/instalar_tudo/Synaptic_search_icon.png Em primeiro lugar procura o pacote que queres instalar. De notar que existem centenas de temas, aplicações, bibliotecas e documentação no Synaptic. Todos esses pacotes estão alojados nos servidores do Ubuntu para poderes fazer o download ou updates; o gerenciador de pacotes funciona um pouco como o Windows Update que não só mantém o teu sistema actualizado, mas também programas secundários que tenhas instalado com ele. Podes encontrar pacotes explorando as categorias da barra lateral à esquerda ou procurando por eles. Clica em Procurar na barra de ferramentas.






http://www.guiaubuntupt.org/wiki/images/instalar_tudo/Synaptic_search.png A janela Procurar


2 - Quando encontrares o pacote que queres instalar, clica com o botão direito do rato sobre ele e marca-o para ser instalado. Uma grande parte deles vai informar-te sobre as dependências que também vão ser instaladas ao mesmo tempo! Também podes apagar esses mesmos pacotes da mesma forma (botão direito do rato, e clicar em marcar para remoção. Também podes instalar mais que um programa ao mesmo tempo, poupando assim bastante tempo.






http://www.guiaubuntupt.org/wiki/images/instalar_tudo/Synaptic_mark_install.png Selecção dos pacotes para instalação no Synaptic


3 - http://www.guiaubuntupt.org/wiki/images/instalar_tudo/Synaptic_apply_icon.png Uma vez marcados todos os pacotes que queres instalar, podes agora clicar no botão Aplicar. O que vai fazer com que o Synaptic faça o download, instale e configure todos os programas marcados. Mais fácil é difícil.






 Video de exemplo:


Mas e se o meu programa não estiver no Synaptic?

Acredita, provavelmente está. Se não estiver, aqui estão algumas razões porque não está e como resolver isso:

  • O gerenciador de pacotes do Ubuntu recebe a sua lista de pacotes dos repositórios principais do Ubuntu, mas existem mais repositórios do que estes principais. Existem outros repositórios oficiais do Ubuntu! Tenta activar os repositórios extra, e depois tens mais pacotes disponíveis.
  • Se não estás ligado à internet, não estás completamente sem sorte. Pode ser que o pacote que procuras esteja disponível no CD.
  • Mesmo que o pacote não esteja disponível em nenhum repositório, podes sempre instalá-lo manualmente. Mas lembra-te, existem mais tipos de pacotes no Linux do que possas imaginar. Dá uma olhadela a esta explicação.

Instalei-o, mas para onde foi o meu programa?

Normalmente o teu menu Aplicações é actualizado com um link para o teu novo programa, mas às vezes ele não aparece automaticamente. Aqui estão algumas maneiras para encontrar umlink para o teu novo programa:
  • Instala o Debian Menu. O Debian Menu tem uma lista muito mais completa das tuas aplicações instaladas, e estará disponível como uma categoria no menu Aplicações. Tens de instalar um pacote chamado menu-xdg e possivelmente reiniciar o X (ctrl + alt + backspace) para o menu aparecer.






http://www.guiaubuntupt.org/wiki/images/instalar_tudo/Debian_menu.png Menu Debian


  • Estarão muito provavelmente disponíveis como um comando na consola com o mesmo nome do pacote. Tenta correr o nome do pacote como um comando na consola. Imaginando que instalaste o programa muine (um player de musica) através do Synaptic, abre uma consola e escreve muine e carrega na tecla enter. O muine abrirá. De notar que o muine será encerrado quando encerrares a consola! Para evitar este problema, clica em Alt+F2 e abrirá uma janela com o nome Executar Aplicação; escreves muine para o abrir. Às vezes o comando para abrir o programa não é exactamente igual ao nome do pacote, tenta digitar na consola as letras iniciais do pacote e depois carrega na tecla TAB. Isto vai mostrar o nome do comando ou uma lista de comandos para escolheres.

  • Clica com o botão direito do rato no Synaptic, selecciona Propriedades no menu e clica no separador chamado Ficheiros Instalados. Vai aparecer uma lista de programas instalados; aquele que estiver na pasta /usr/bin é o nome do comando.

Como desinstalo um programa?

Quando queres remover um programa, fazes o mesmo que quando instalas - só precisas de marcar para Remover em vez de marcar para Instalar no passo 2. Se quiseres remover os ficheiros de configuração também (por exemplo para tirar umas configurações estranhas) selecciona "Remoção Completa". Lembra-te de aplicar as alterações.

Instalar software pelo terminal

Muito frequentemente, verás outros utilizadores de Ubuntu a dizer "podes instalar o programa ABC com este código..." e então vão fornecer-te com um comando que podes escrever no terminal. Isto não é diferente do que o Synaptic faz. De facto, o Synaptic usa estes comandos por baixo da interface amigável do utilizador! Podes encontrar o terminal em aplicações -> Acessórios -> Terminal. Os dois comandos que podes usar são:

  • sudo apt-get install ABC ou sudo aptitude install ABC

O ABC é só um exemplo, este pacote não existe. A parte do comando sudo significa que tu temporariamente cedes direitos de super-user/administrador ao comando, desde que forneças uma senha correcta do utilizador. É a mesma coisa que acontece quando abres o Synaptic, só que no terminal! Se correres o aptitude sozinho assim sudo aptitude, começas com algo que se parece com uma versão em linha do comandos do Synaptic.






http://www.guiaubuntupt.org/wiki/images/instalar_tudo/Aptitude.png Interface do Aptitude


Também é possivel procurar na linha de comandos como no Synaptic. Tenta isto:
  • apt-cache search ABC ou aptitude search ABC
Para remover um pacote:
  • sudo apt-get remove ABC e sudo aptitude remove ABC
Remover também os ficheiros de configuração:
  • sudo apt-get remove --purge ABC e sudo aptitude purge ABC

Apesar da linha de comandos parecer assustadora para novos utilizadores, como podes ver é simples e fácil de perceber como usar e tem tantas opções como o Synaptic na parte de instalar software. Alguns utilizadores preferem instalar software pelo terminal, outros não. Decide por ti próprio qual gostas mais.






Veja um video sobre o processo de procura e instalação no Terminal:









Instalar um pacote manualmente (.deb, .rpm, .tar.gz, .sh, .bin, .exe, ...)

Tens a certeza que não encontras o pacote no Synaptic? Tentaste adicionar repositórios extra? Se tentaste isto tudo com pouco ou nenhum sucesso, aqui está como o fazer ao estilo Windows. Faz download do pacote (.deb, .rpm, .tar.gz, .sh, .bin, .exe) depois:

Pacote Debian (.deb)

Quando fazes download de um programa pelo gestor de pacotes, estás na verdade a fazer download de pacotes Debian! É possivel instalar individualmente os pacotes de que fizeste download, mas a não ser que tenham sido compilados especificamente para Ubuntu, não é garantido que funcionem. Instalá-los é simples no Ubuntu 6.06 Dapper Drake: Duplo-clique no pacote no Nautilus ou no teu Desktop e o instalador de pacotes vai aparecer:






http://www.guiaubuntupt.org/wiki/images/instalar_tudo/Gdebi.png O instalador de Pacotes Debian (GDebI)


Simplesmente carregas no Install Package para instalar. Se te faltarem dependências, ele vai informar-te quais são. Também vai informar se existe uma nova versão disponível nos repositórios!

Outra forma de instalar pacotes Debian é usando o comando dpkg, que é o que o gestor de pacotes usa para manipular os pacotes Debian (ou simplesmente: debs). A sintaxe é como a seguite: se o teu pacote está localizado no Desktop e o teu username é UbuntuPT, então instalas o pacote teste.deb com dpkg -i /home/UbuntuPT/Desktop/teste.deb. Vais ter de tratar das dependências sozinho, logo não é uma maneira óptima para instalar software.

Pacote RPM (.rpm)

RPM é outra forma popular de empacotar software, e é usado por distribuições populares como Suse ou Fedora Core. RPM não é usado pelo gestor de pacotes do Ubuntu, mas existe um comando para converter um RPM num DEB; isto não significa que qualquer RPM vai funcionar no teu sistema. Este programa pode instalar o RPM directamente para que não tenhas de o fazer tu próprio. O comando não está disponivel, logo é preciso instalá-lo - chama-se alien e está disponível pelo Synaptic. Se o teu username é UbuntuPT e queres instalar um pacote RPM chamado teste.rpm localizado no teu Desktop faz sudo alien -i /home/UbuntuPT/Destkop/teste.rpm.

Desktop Theme (.tar, .tar.gz, .tgz, ...)

Instalar temas é relativamente simples no Gnome. Abre as Preferências Do Tema que encontrarás em Sistema -> Preferências-> Tema. Com esta aplicação podes mudar ícones, controlos e bordos da janela ao teu gosto. Para instalar temas, simplesmente arrasta e o pacote para a janela das Preferências Do Tema e confirma na janela de diálogo que irá aparecer. Para usar o tema novo, edita um dos temas existentes para usar os teus novos ícones, controlos ou bordos da janela.






http://www.guiaubuntupt.org/wiki/images/instalar_tudo/Theme.png Carrega no Instalar para instalar um tema novo para o desktop


Login Screen Theme (.tar, .tar.gz, .tgz, ...)

Instalar temas para o ecrã de login de uma sessão é tão simples quanto instalar temas para o ambiente de trabalho. Abre as Preferências da Janela de Início em - Sistema -> Administração -> Ecra de Login. Arrasta e o tema para a janela. Confirma na janela de diálogo que aparece. Para usar o tema novo, selecciona-o na lista dos temas.






http://www.guiaubuntupt.org/wiki/images/instalar_tudo/Gdm.png Clica em Instalar para instalar o novo tema de ecrã de login


Pacote com Source (.tar, .tar.gz, .tgz, ...)

Nota: nem sempre os ficheiros com extenção .tar, .tar.gz, etc, são arquivos com Codigo fonte dentro deles - estes podem estar pre-compilados! Se o arquivo está pre-compilado, deve haver um instalador ou um binário para executar dentro do pacote.
Às vezes o que vais ter é um pacote com o source code não compilado. Felizmente, não é preciso ser um programador para saber como compilar e instalar um pacote com source code. Antigamente, esta era a única forma de instalar software em Linux e existe uma forma standard para instalar estes ficheiros. Pode não funcionar em todos os casos, mas irá funcionar na maioria (se tiveres as dependências instaladas). Para compilar um pacote é preciso primeiro extrair para algum lado. Isto é fácil de fazer, simplesmente clica com o botão direito do rato no pacote e selecciona Extrair para Aqui.






http://www.guiaubuntupt.org/wiki/images/instalar_tudo/Extract.png Vê um pequeno video a demonstrar um pacote a ser extraido:










Para continuar é preciso ter os programas de compilação instalados. Eles veem todos no pacote build-essential, disponível no Synaptic. Quando tiveres os programas de compilação instalados, abre um terminal e muda para a directoria que acabaste de extrair (se não tens a certeza de como fazer isto vê : #Navegar no Terminal). Quando estiveres na pasta certa, tens de executar um script de configuração: ./configure. Não te preocupes se ele se queixar que não há nenhum script - muitos pacotes não o têm! Depois compilas com o comando make e depois de compilado pode ser instalado. Existem 2 maneiras:

Instalação Normal: Se queres instalar da forma "primitiva" normal, escreve sudo make install. Para remover os ficheiros temporários corre make clean. Para remover o programa corre make uninstall. Estes dois comandos de limpeza podem não funcionar sempre, no entanto, o programador precisa de os ter activos.

Instalação usando Gestor de Pacotes: Se queres instalar de maneira a poderes remover facilmente pelo Gestor de Pacotes, primeiro instala o pacote checkinstall ( sudo apt-get install checkinstall ). Para instalar o pacote depois faz sudo checkinstall. Isto vai demorar um pouco mais que a instalação normal e provavelmente será preciso escrever uma descrição do programa.





Vê um pequeno video de um pacote a ser instalado pela source:









Autopackage (.package)

O formato Autopackage é suposto ser um instalador de pacotes nas distribuições Linux "Neutra". Este usa o seu próprio sistema de gestão de pacote, que é feito um download da Internet e instalado com o primeiro Autopackage que se instalar. Para instalar um autopackage chamado teste.package, localizado no Desktop do utilizador UbuntuPT, primeiro confirma que tem#Permissões para executar no sistema, depois corre /home/UbuntuPT/Desktop/test.package. O instalador irá fazer umas perguntas, provavelmente qual a tua password.

Klik package (klik:// → .cmg)

Klik é um repositório online de software que usa o seu próprio protocolo chamado klik:// ( semelhante a http:// ) para permitir instalar um pacote a partir do seu site clicando num link no Web Browser. Para usar o Klik é primeiro preciso instalar os pacotes binutils libstdc++5 rpm gnome-about usando o Synaptic e depois correr este comando na Consola: wget klik.atekon.de/client/install -O -|sh que irá fazer o download e instalar o cliente klik. O Klik dá a volta tanto ao Gestor de Pacotes como ao sistema de ficheiros; tudo o que é preciso para correr o programa está incluido num ficheiro .cmg localizado no Desktop depois da instalação estar pronta. Para correr simplesmente Duplo-clique no ficheiro para correr a aplicação. Para remover é só preciso apagar o ficheiro .cmg .

Shell Script Installer (.sh, .bash)

Podes correr um shell script pela consola com o comando sh. Se o script se chama teste.sh e est´s no desktop do utilizador UbuntuPT, pode ser instalado correndo : sh /home/UbuntuPT/Desktop/teste.sh .

Binary Installer (.bin, ...)

Se o instalador é chamado de teste.bin e está localizado no Desktop do utilizador UbuntuPT, pode ser corrido a partir da Consola com /home/UbuntuPT/Desktop/teste.bin. Atenção que o instalador pode precisar de #Permissões para executar no teu Sistema de Ficheiros
Você também pode dar alt+F2 e escolher o arquivo para executar

Executável Windows (.exe)

Se, depois de procurar na Internet por um programa Linux equivalente a um programa de Windows que queres instalar, e não houver programa para o substituir, existe uma possibilidade do programa correr em Linux. Isto não é uma solução correcta para o problema, de todo, mas para algumas pessoas é a única maneira. Para correr programas executáveis de Windows é preciso instalar um pacote chamado wine. Quando estiver, corre no terminal o comando wine CAMINHO em que CAMINHO é o caminho para o EXE. Se o utilizador UbuntuPT tem um EXE chamado teste.exe na pasta home, é preciso correr o comando wine /home/UbuntuPT/teste.exe para o executar. Atenção que correr programas Windows com o wine é na maioria dos casos problemático, e pode não funcionar a nível satisfatório; muitas vezes nem funcionam.
Se o executável é um Instalador, o programa vai ser instalado numa pasta escondida localizada na home. Se o utilizador UbuntuPT instalar um programa chamado Teste, este vai provavelmente ser instalado na pasta "/home/UbuntuPT/.wine/drive_c/Program Files/Teste" (Lembra-te de incluir aspas em caminhos com espaços no nome quando se escreve num terminal). Os EXE's dentro dessa directoria podem ser executados com o wine. Podes criar um atalho/launcher no desktop, de modo a facilitar o acesso à aplicação. Aqui fica um exemplo de um programa Windows a correr com wine:






http://www.guiaubuntupt.org/wiki/images/instalar_tudo/Graph.png Aplicação Windows: Graph


Créditos

Versão original criada por Simon Gray em - http://monkeyblog.org/ubuntu/installing/
Traduzido por Toukas e iGama
Esta versão do Ubuntu está espetacular. Supreendeu-me em todos os aspectos. Sou utilizador do Ubuntu deste a versão 7.04. A Canonical de 6 em 6 meses tem me supreendido bastante.
Ao vasculhar a internet encontrei o tutorial que me ajudou a instalar e configurar o Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) com sucesso. Deixo aqui o link, e espero que ajude a que tiver necessidade: http://online.iguga.com/2009/04/27/como-instalar-e-configurar-no-teu-computador-o-ubuntu-904-jaunty-jackalope



Link para essa postagem


Deixe seu comentário:

Gostou? Não gostou? Comente!

Subscrever Posts | Subscrever Comentários

- Copyright © 2009-2015 Novidades ubuntu linux - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -