Postagens populares

Postado por : Unknown 8/01/2011

Agora você pode jogar seus jogos preferidos do Windows no Linux, através desta ferramenta.
  Bom como já mencionado aqui no "Novidades Ubuntu" o playonlinux auxilia o wine na execução dos programas, principalmente jogos, baixando automaticamente as dependencias, dll's e tudo mais, porém pra quem ainda não conhece, falaremos alguns detalhes dele neste post. 


Defina como uma extensão do Wine.

  O PlayOnLinux é uma interface desenvolvida para Wine que facilita a instalação e a execução de games no Linux. O aplicativo possui uma série de scripts que ajudam a aconfigurar automaticamente o ambiente para softwares específicos, aumentando assim as chances de que aquele programa seja executado com perfeição.



Caso o game ou o software desejado não esteja listado na relação de programas, há a possibilidade de que o usuário possa inseri-lo manualmente. Porém, para isso, será necessário ter um conhecimento prévio em shell script e na linguagem de programação Python.
Além dos jogos, o PlayOnLinux também é capaz de rodar muitos programas famosos no Windows, como iTunes, Safari, Microsoft Office, Microsoft Internet Explorer (6 e 7), AutoCAD, Mono, .NET Framework 2.0, Fireworks MX, Flash MX e outros.

Age of Empires II é um dos games suportados

Entre os jogos suportados encontra-se: Age of Empires 2, Age of Wonders, Baldur’s Gate, Baldur’s Gate 2, Best One Poker, Breath of Fire IV, Caesar III, The Elder Scrolls IV e outros. A seção de notícias do site oficial do projeto também mostra que usuários conseguiram executar jogos mais recentes, como Portal 2, Dead Space 2, Dragon Age 2 e Bulletstorm.
Além disso, os desenvolvedores também disponibilizam novos instaladores para que os usuários atualizem a lista de aplicativos suportados. Sem dúvidas, o PlayOnLinux é uma boa notícia para os aficionados em games, que poderão jogar suas aventuras sem precisar reiniciar o computador e acessar outro sistema operacional para isso.


Lembrando que o Ubuntu possui uma versão em seus repositórios porém ela não é a mais atual, para obter a mais recente faça o download abaixo:



Ubuntu

Deb files:



Utilização do PlayOnLinux

Após feita a instalação, um atalho se encontrará em (para usuários do Gnome):

Applications -> Games- > PlayOnLinux

Utilize o seguinte comando caso queira abrí-lo pelo terminal:

$ playonlinux 

Com a janela dele aberta, clique em "Install" e aparecerá uma janela para a seleção do software a ser instalado. Eles estão divididos em categorias e também há a opção de procurar pelo nome, através do TextBox "Search". Após selecionar o software a instalar, abrirá uma janela que o acompanhará durante a instalação.

Dependendo da aplicação você deverá ter o CD dela em mãos. Algumas dão a opção de selecionar diretamente o executável de instalação, enquanto outras farão o download e instalação - caso do IE7 e do Directx9. Ele fará a instalação de alguns softwares como Directx9 automaticamente caso necessário.

A instalação de algumas aplicações pode ser um pouco demorada, por isso, tenha paciência ; ). Como a instalação é feita através de scripts, estes são algumas vezes testados em versões anteriores ao Wine do seu sistema. Mas não se preocupe, o PlayOnLinux fará o download e instalação da versão necessária automaticamente. Essa instalação será feita na pasta dele, em ~/.PlayOnLinux/WineVersions, e por isso não afetará o Wine do seu sistema.

Depois de instalado, ele criará um atalho da aplicação na janela inicial do programa. Selecione e dê "Run" para rodá-la. Com a opção "Configure this application" é possível configurar o Wine que aplicação utilizá.

Em "Tools-> Manage wine versions" é possível ver quais versões do wine estão instaladas, remover ou instalar outra versão e configurar qual versão utilizará tal aplicação.

Ainda é possível adicionar plugins através de "Settings -> Plugins" . Eles devem ser baixados do site do PlayOnLinux (encontram-se na parte de baixo da página de downloads).

Fiz a instalação do Microsoft Office 2003 e do TrackMania United - este fiz usando o script de instalação do TrackMania Nations For Ever -, e ambos funcionaram muito bem.

É possível que para algumas aplicações a instalação ocorra bem, mas ao tentar utilizar o software, ele não funcione. Você pode tentar rodar ele com o wine do sistema, acessando a pasta aonde ele foi instalado (em ~/.PlayOnLinux/WineVersions ... ) e rodando com "wine NomeDaAplicacao". Isso ocorreu comigo com o World of Goo. Instalou somente com o PlayOnLinux, e rodou somente com o wine do sistema.

Para remover alguma aplicação, selecione ela na janela inicial do programa e clique em "Remove".

Eis um screenshot do Word e Excel rodando depois de instalados pelo PlayOnLinux:
Linux: PlayOnLinux rodando Word e Excel

Considerações finais

Digo que o PlayOnLinux é um software que faz seu intento muito bem, facilitando a instalação de muitas aplicações e jogos no Wine. Com o tempo o número de scripts tende a aumentar, e aliado a possibilidade de haver várias versões de wine sem ter conflitos entre elas, os scripts bem-sucedidos sempre funcionarão, e o número de aplicações portabilizadas para o Linux só aumentará.

Este é mais um aliado ao wine, que ajudará muitos na migração na migração para Linux, seja devido a software ou a jogos, automatizando processos complicados via terminal para um usuário final.

Site oficial do PlayOnLinux: http://www.playonlinux.com/en

E o post que serviu como fonte para esta publicação: PlayOnLinux - Compatibilidade sem fronteiras - Tecnologia, Software, Tutoriais

Viva a compatibilidade e Viva o Linux! : )



Link para essa postagem


Deixe seu comentário:

Gostou? Não gostou? Comente!

Subscrever Posts | Subscrever Comentários

- Copyright © 2009-2015 Novidades ubuntu linux - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -